Gerenciamento Ambiental

setaGerenciamento Ambiental

investigaçãoInvestigação Preliminar  é a realização de um diagnóstico inicial das áreas potencialmente contaminadas (APs), o que será possível realizando-se levantamento de informações disponíveis sobre cada uma das áreas identificadas na etapa anterior e do reconhecimento das mesmas através de inspeções de campo.

Investigação Confirmatória  encerra o processo de identificação de áreas contaminadas, tendo como objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação e verificar a necessidade da realização de uma investigação detalhada nas áreas suspeitas, identificadas na etapa de avaliação preliminar. Dessa forma, os resultados obtidos na etapa de investigação confirmatória são importantes para subsidiar as ações do órgão gerenciador ou órgão de controle ambiental na definição do responsável pela contaminação e dos trabalhos necessários para a solução do problema.

Investigação Detalhada define os limites da pluma de contaminação constatada na investigação confirmatória, determina as concentrações das substâncias ou contaminantes de interesse e caracteriza o meio físico.

A Investigação Detalhada fornece importantes subsídios, tanto ao responsável legal pelo empreendimento quanto ao órgão de controle ambiental (CETESB) para ações que auxiliarão na tomada de decisões relativas a um sistema de gerenciamento, no que diz respeito.

Remediação Ambiental é um conjunto de técnicas e operações tendo em vista anular os efeitos nocivos, seja ao ser humano, seja ao restante da biota, de elementos tóxicos num determinado sítio. Em outras palavras, é um termo usado para corrigir problemas em áreas contaminadas (AC).