Documentação para Franquias

A Prado Legalização oferece a você, franqueador, toda a segurança necessária na hora de expandir seu negócio a um franqueado. Damos suporte na obtenção de licenças, alvarás e toda documentação pertinente à abertura da franquia.

Além disso, fazemos o acompanhamento mensal do desempenho da nova unidade franqueada, traçando diagnóstico sobre os resultados e apontando soluções para o crescimento.

Além de toda a documentação exigida, a Prado Legalização ainda oferece:

  • Auditoria interna para analisar se os procedimentos padronizados pelo franqueador estão sendo cumpridos;
  • Adequação do Manual de Boas Práticas e do POP (Procedimentos Operacionais Padronizados) para a loja franqueada;
  • Treinamento de pessoal.

Desta forma, atuamos no sentido de proteger a marca de eventuais problemas, mantemos a unidade matriz e toda a rede funcionando de acordo com os padrões definidos pelo franqueador e dentro das leis vigentes.

setaO que é o Manual de Identidade de Marca?

Toda marca precisa estabelecer um conjunto de diretrizes e regras para seu uso e aplicação, com o objetivo de proteger a identidade de seu negócio.  A esse documento chamamos de Manual de Identidade de Marca.
O guia confere “voz” e personalidade  próprias ao seu negócio, traça as diretrizes da  comunicação interna e externa e estabelece a imagem com a qual o público identificará a sua empresa. Ou seja, o manual de Identidade de Marca é a base para todas as interações feitas em nome da empresa nos meios de comunicação, nas mídias sociais, na publicidade e no design.

setaPor que o Manual é importante?

O guia tem como objetivo informar a maneira de utilizar adequadamente elementos institucionais como: cartões, folders, banners, fachada, placas de comunicação interna e externa, cardápios, adesivos automotivos, brindes, anúncios em revistas e jornais. E ainda passar a mensagem de sua marca de maneira padronizada,  por meio de seu visual. As cores e as formas usadas em um logotipo, por exemplo, não são escolhidas apenas para compor um design que chame a atenção para a sua marca, mas também que retrate a personalidade de seu negócio.

Além disso, o Manual responde a perguntas como:

  • Qual a tipografia usada na marca?
  • Como escolher ou nome correto para a sua empresa?
  • Quais são as imagens associadas à sua marca e produtos?  Pode ser uma foto ou desenho de uma modelo, paisagem, objeto ou animal. O essencial é que a imagem escolhida faça com que o consumidor imediatamente se lembre porque se tornou um cliente cativo de seu negócio. Dois bons exemplos são:  a imagem do garoto usando chapéu de cangaceiro, ligada às Casas Bahia ou as cores laranja e azul que nos fazem lembrar de imediato o Banco Itaú.
  • De que forma o logotipo da empresa pode/deve ser usado?
  • Quais são as pessoas da empresa autorizadas a falar por ela seja para a imprensa escrita, televisiva ou mesmo atender um cliente com dúvidas ou elogios
setaA importância do Manual para uma franquia

No caso de uma franquia, o Manual tem a função de padronizar as lojas e manter a comunicação visual da rede de maneira uniforme. Por isso deve conter, além das informações básicas, o padrão de comunicação visual adotado pela sede e já consolidado no mercado, como:

  • Papelaria (cartões, envelopes, pastas, embalagens etc);
  • Logotipo (tamanho mínimo, onde pode ser usado, cores, formas etc);
  • Escolha da tipologia a ser usada na fachada depois de um estudo apurado do tipo de fonte a ser usada, tamanho, cores, aplicação, tamanho mínimo e formato, entre outros.
  • Comunicação interna (placas, comunicados, decoração etc).

A padronização do visual das lojas favorece a sua identificação para o consumidor, mantém a unidade franqueada com sua matriz, impedindo a sua descaracterização e a consequente desvalorização de sua marca.